Ache no LPTA

domingo, 11 de outubro de 2009

Chávez diz que Obama não fez 'nada' para merecer Prêmio Nobel

Segundo ele, Obama 'perpetuou as batalhas no Iraque e Afeganistão'.Júri premiou 'por intenções' ainda 'longe de tornarem-se realidade', opinou.
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse neste domingo (11) que o presidente norte-americano, Barack Obama, não fez nada além de ter pensamentos cheios de boas intenções para ganhar o Prêmio Nobel da Paz.
Chávez, que tem feito elogios pessoais a Obama junto a críticas às políticas "imperialistas" de seu governo, afirmou que pensava ser um erro quando leu que o líder norte-americano havia ganho.
O que Obama fez para merecer este prêmio? O júri avaliou como determinante seu desejo por um mundo sem armas nucleares, esquecendo seu empenho por perpetuar seus batalhões no Iraque e no Afeganistão e sua decisão de instalar novas bases militares na Colômbia", questionou o líder venezuelano nas 'Linhas de Chávez', coluna de imprensa publicada aos domingos.
"Pela primeira vez, estamos testemunhando uma premiação com o vencedor não tendo feito nada para merecê-lo: premiando alguém por intenções que estão muito longe de tornarem-se realidade."
Chávez disse que dar a Obama o prêmio Nobel foi como dar a um lançador de baseball um prêmio simplesmente por dizer que vai vencer 50 jogos e derrotar 500 batedores.
Embora comparem-se ao virulento discurso que frequentemente utiliza contra os Estados Unidos, as críticas de Chávez constrastaram com a avaliação de seu mentor, Fidel Castro.
O ex-presidente cubano disse que foi "uma medida positiva", que deixa implícitas críticas às políticas "genocidas" dos antecessores de Obama na Casa Branca.
Apesar de Caracas e Washington terem relações políticas hostis, os Estados Unidos permanecem como o maior importador de petróleo da Venezuela, país que faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Um "problema de saúde" de Chávez, que não foi detalhado, obrigou a suspensão da edição de hoje de seu programa dominical "Alô Presidente", informou o Ministério de Comunicação da Venezuela.

0 comentários:

Postar um comentário