Ache no LPTA

domingo, 23 de agosto de 2009

Revolução cidadã entrementes

O líder cubano Fidel Castro se reuniu na última sexta-feira (21) com o presidente do Equador, Rafael Correa, informou neste domingo (23) o jornal oficial "Juventud Rebelde", que publicou uma foto dos dois.
Segundo a publicação da Juventude Comunista, Fidel e Correa tiveram "uma profunda troca de impressões (...) sobre a atualidade revolucionária de ambos os povos na busca por maior igualdade e justiça social."
"Num diálogo amplo e sincero, os dois se referiram aos avanços obtidos pela revolução cidadã promovida por Correa, particularmente nas áreas econômica, educacional e saúde", acrescenta a nota.

No encontro que tiveram, os dois também falaram de questões de interesse internacional, de assuntos culturais e da amizade entre Equador e Cuba. Por razões de saúde, Fidel, que completou 83 anos no último dia 13, não aparece em público desde julho de 2006. Mas, com relativa frequência, recebe personalidades de outros países em encontros que, depois, têm seus registros divulgados publicamente.
Correa chegou de férias a Havana na sexta-feira, junto com a mulher, Anne Malherbe. O casal deve "descansar por cerca de quatro dias" na ilha, informou à agência de notícias Efe o embaixador do Equador em Cuba, Universi Zambrano.
A visita do chefe de Estado equatoriano, de 46 anos, foi a segunda feita a Cuba em 2009. Na primeira, em janeiro, Correa se reuniu apenas com seu colega cubano, o general Raúl Castro.

Fidel Castro, o líder da revolução cubana de 1959 que levou o comunismo à ilha do Caribe, tem se mantido longe do olhos públicos nos três últimos anos e em 2008 entregou a presidência ao seu irmão mais novo Raul Castro por motivos de saúde.
Várias fotografias de Fidel encontrando chefes de Estado e outros visitantes têm sido divulgadas fora de Cuba e na Internet nos últimos meses. Mas o acesso à Web é severamente restrito em Cuba. A foto do Juventud Rebelde do antigo líder é a primeira a ser publicada dentro do país pela mídia estatal desde 17 de fevereiro, quando Fidel Castro encontrou a presidente chilena Michelle Bachelet.

0 comentários:

Postar um comentário