Ache no LPTA

domingo, 23 de agosto de 2009

Honduras: para grupos de Zelaya e Micheletti, missão da OEA é esforço final

Da EFE
O Governo do presidente de fato em Honduras, Roberto Micheletti, e os partidários do governante deposto Manuel Zelaya concordaram neste domingo (23), embora por razões opostas, que a missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) deve ser a última tentativa de resolver a crise política de Honduras.
"Eu gostaria que a vinda destes chanceleres terminasse com a dialética de tentar convencer o mundo do que aconteceu aqui", disse à imprensa a vice-ministra das Relações Exteriores hondurenha, Martha Alvarado.
A missão de chanceleres da OEA é "uma dos últimos tentativas diplomáticas" para conseguir que o governo de Micheletti deixe o poder, disse o deputado do partido Unificação Democrática (UD) Marvin Ponce, dirigente do movimento que exige a restituição de Zelaya.
"A única coisa que resta aos golpistas é assinar o Acordo de San José o mais cedo possível, pois já não têm margem de manobra", afirmou o legislador.
A visita da OEA faz parte da mediação do presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que propôs os 11 pontos do Acordo de San José, entre os quais figura o retorno condicionado de Zelaya como solução para a crise.
O fracasso desta tentativa, reconheceu Ponce, "representará a perda da esperança de chegar a um acordo pela via diplomática, já que a campanha eleitoral para o pleito de 29 de novembro começa na semana que vem".
A vice-chanceler reiterou a posição do governo de Micheletti de que, embora os chanceleres sejam "bem-vindos", a recondução de Zelaya ao poder "não é negociável".

1 comentários:

Clodoaldo Silva da Anunciação disse...

Até quando a América vai viver esses pesadelos de golpes de Estado? Não desenvolvimento que suporte tantas intercorrências e agravos contra a Democracia...São passos lentos para o desenvolvimento e passos enormes no retrocesso...

Postar um comentário